25
jun

Tendência no consumo de conteúdos sonoros.

Como nas imagens, o áudio é um elemento que vem se popularizando bastante dentro do Marketing Digital, e é uma tendência que vai além da simples realização de pesquisas por meio da fala.

Buscando experiências cada vez mais agilizadas e eficientes, os usuários têm dado muita atenção a conteúdos de áudio.

A inclusão de um player como alternativa à leitura de um text, seja ele um livro ou uma reportagem,  torna o conteúdo mais atraente para a audiência, que pode simplesmente apertar o play e se dedicar a outras tarefas de forma simultânea.

Isso é apenas um indicativo da força desse tipo de conteúdo. O podcast, por exemplo, é como um programa de rádio, porém sua diferença e vantagem primordial é o conteúdo sob demanda. Você pode ouvir o que quiser, na hora que bem entender, e os temas podem ser os mais abrangentes possíveis: Cinema, TV, Literatura, Ciências, Profissionais, Polí­tica, Notí­cias, Games, Culturais, Religiosos, Humorí­sticos, Esportivos, etc.

Se o podcast trouxer um conteúdo considerado de valor, seu efeito na audiência é enorme. Como se trata de um conteúdo em sua maioria gratuito, o cliente e se sente privilegiado por ter acesso às informações do programa. O resultado disso é a recomendação para terceiros e a ampliação do alcance orgânico da sua marca.

Esse tipo de mídia apresenta um grande crescimento. Só nos Estados Unidos, o número de ouvintes praticamente triplicou na última década.

Vale lembrar que, assim como os conteúdos criados para o seu blog, o podcast não precisa — nem deve — ser relacionado diretamente ao seu produto. A ideia é criar uma experiência diferenciada para sua persona e, a partir disso, expandir sua autoridade no mercado.